Consumir conscientemente tem sido um tema muito falado nos últimos tempos, além do fator “economizar”, saber comprar os produtos certos desde o início de sua compra e ou serviço como por exemplo o tipo de material, se estou comprando de uma empresa responsável, qual benefício ou malefício ele vai trazer para a natureza até o seu descarte final é extremamente importante principalmente para o meio ambiente e para as futuras gerações.
A GCE Papéis preza pelo seu produto o papel sulfite EcoQuality de bagaço de cana-de-açúcar, que utiliza zero árvores em sua composição e que reaproveita resíduos da empresa açucareira que seriam descartados. Dessa forma ele é mais sustentável do que papéis que apresentam o selo FSC, pois como não utiliza nenhuma árvore (não precisamos derrubar nenhuma árvore mesmo sendo de reflorestamento para sua composição), além de ser 100% sustentável até o seu descarte.
O tempo de decomposição dos materiais usados ou o abuso dos mesmos como por exemplo utilizar água de maneira errada, ou o descarte de uma máquina de lavar na natureza afeta diretamente nós seres humanos demorando séculos para sua decomposição ou gerando a sua escassez no caso de recursos naturais.
Imagem Frepik
Imagem Frepik
Não podemos também esquecer dos materiais chamados lixos eletrônicos, tais como pilhas e baterias, o seu descarte na natureza prejudica o solo e a água contendo em sua composição metais tóxicos que são liberados, é necessário descartá-las em pontos de coleta. Hoje muitas empresas como a kalunga já disponibilizam esses pontos facilitando a correria do dia-dia, de algo não tão usual de se fazer, mas é necessário mudar hábitos e fazer o correto.
Segue tabela de objetos e o seu tempo de decomposição:
Fonte: Campanha Municipal de limpeza urbana – RJ
Mudar hábitos e repensar no que compramos e descartamos em nosso dia-dia é essencial para uma vida mais equilibrada para você e todo ambiente ao seu redor.
Espero que tenha gostado.
Equipe GCE Papéis