Energia renovável é aquela obtida de fontes que se regeneram naturalmente ou por meio da intervenção humana adequada. Essas fontes são consideradas inesgotáveis em escala humana e causam baixo impacto ambiental.
São exemplos de energia renovável:
Energia Solar: Provém do sol e é usada para gerar eletricidade e aquecer água. Obtida por placas solares, que têm como função captar a energia luminosa e transformá-la em energia térmica ou elétrica.
Fonte: Freepik
Energia Eólica: Gerada pela força dos ventos e captada por aerogeradores, onde a força dos ventos é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. No Brasil o maior potencial está no litoral da Região Nordeste.
Fonte: Freepik
Energia Hidráulica: Obtida pelo movimento da água, principalmente em rios. A energia elétrica assim obtida é uma fonte não poluente e renovável. Os maiores impactos ambientais ocorrem na construção da usina hidrelétrica, com o represamento da água.
Entre os países que mais produzem hidrelétrica estão Canadá, Brasil e China.
Fonte: Blog.esfera
Energia da Biomassa: Vem de matéria orgânica como plantas e resíduos agrícolas.
Os produtos são transformados em energia, por meio de combustão, gaseificação, fermentação ou na produção de substâncias líquidas. A biomassa pode ser convertida em eletricidade, calor e combustíveis. No Brasil, a cana de açúcar é utilizada para produção do etanol.
O nosso Papel EcoQuality de bagaço de cana-de-açúcar é 100% sustentável e produzido com energia renovável. Saiba mais aqui: https://gcepapeis.com.br/papel-ecoquality/
Tipos de energia de Biomassa:
Fonte: Autossutentável
Energia Geotérmica: Originada do calor do interior da Terra. São aproveitadas as águas quentes e os vapores para a produção de eletricidade e calor. Próximo a superfície, a água subterrânea pode atingir temperaturas de ebulição e dessa forma servir para impulsionar turbinas para eletricidade e aquecimento.
No Brasil o uso das fontes geotermais está mais associado à recreação e ao lazer (Caldas Novas/ GO e Poços de Caldas/MG) do que à geração de eletricidade e às atividades econômicas, como na indústria e na atividade agrícola.
Fonte: enel
Energia dos Oceanos: Transforma a energia das ondas do mar em eletricidade. Sua geração se dá por meio da construção de barragens ou da instalação de turbinas submersas. As hélices das turbinas captam a movimentação da água, e o gerador presente na estrutura converte a energia cinética em elétrica.
Fonte: Canva
Energia do Hidrogênio Verde: Produzida pela combinação de energia solar e eólica. A obtenção do hidrogênio verde é feita por meio da eletrólise da água. Este processo utiliza corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio presente na água. Se a eletricidade usada para a eletrólise for obtida de fontes renováveis, então o hidrogênio é produzido sem emitir dióxido de carbono na atmosfera.
Bahia, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte já possuem projetos anunciados na área.
Fonte: Aldo solar
Existe muito ainda a ser explorado, as energias renováveis são alternativas para o não uso de energias não renováveis como o carvão e o petróleo. Essas “novas” alternativas contribuem para a redução de gases de efeito estufa.
Fontes: EPBR, CNN, Brasil escola e eCycle.