Existem uma infinidade de produtos feitos de bambu e o mesmo tem ficado popular em questões de sustentabilidade.
O bambu possui uma fibra forte e natural, ele é mais resistente do que materiais similares como a madeira. Embora seja forte e resistente, é muito flexível e não quebra facilmente quando flexionado.
Fonte: Freepik.
O Bambu é 100% biodegradável, antifúngico, antibacteriano, podemos falar também que o bambu é mais resistente que o concreto e vem sendo utilizado para construções civis como telhados, vigas, além de ser lindo embelezando os ambientes. Saiba mais em: https://ecotelhado.com/blog/conheca-os-beneficios-do-uso-de-bambu-na-construcao-civil/
Fonte: Ugreen – https://www.ugreen.com.br/bambu/
Segundo o site do G1, o bambu se desenvolve rapidamente, chegando à vida adulta com 3 anos, além de ter mais de 1250 espécies no mundo.
Muitas empresas vêm se destacando por apostar em materiais alternativos, um exemplo é a empresa TaoBambu https://www.taobambu.com.br/saude-e-bem-estar a empresa possui em seu catálogo itens de saúde, materiais de escritório e utilidades domésticas.
“Diante de tanto lixo gerado e de tanto desmatamento em nossas florestas, poluição e desperdícios de recursos, enxergamos no bambu a resposta para essa inquietação”.
Fonte: TAOBAMBU – https://www.taobambu.com.br/
Já a empresa ALVA trabalha especificamente com produtos de higiene, tais como cotonetes (hastes) de bambu, escovas de dentes entre outros produtos sustentáveis.
“A Alva nasceu do movimento pela busca de uma vida baseada em escolhas saudáveis e meu impulso de criar algo que fizesse a diferença”.
Fonte: ALVA – https://alvapersonalcare.com.br/
Uma outra categoria de produtos diferenciados feitos com bambu, são as embalagens de delivery, os descartáveis.
Hoje é possível fabricar copos, talheres, palitos, travessas, marmitas de diversos tipos de materiais renováveis vindos da terra, inclusive podendo congelar ou esquentar sem precisar retirá-los das embalagens.
Fonte: Descartáveis Delivery – https://www.descartaveisdelivery.com.br/
Fonte: Bold Pack – https://www.boldpackembalagens.com.br/
Importante ressaltar que cada vez mais os mercados tradicionais vêm aderindo a esses tipos de materiais sendo mais fácil encontrá-los.
Mesmo não sendo um produto barato, ele tem muito valor agregado, muitas possibilidades e acreditamos que esse tipo de material é o material do futuro não tão distante.
Amontoamos nos lixões sanitários mais de 33,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos tiveram destinação inadequada em 2022 ou quase 40% de todo o lixo gerado no Brasil. Fonte: sambiental.com.br.
Habitamos o planeta terra e não estamos sozinhos, podemos repensar e melhorar mudando hábitos e melhorando a qualidade da nossa vida que se reverbera para todos.
Espero que tenha Gostado
Equipe GCE Papéis