A melhor maneira de fazer o descarte do seu papel primeiramente é separá-lo do lixo comum, se possível ter em casa ou trabalho recipientes que facilitem esse descarte:
Limpe qualquer tipo de sujeira que possa ter ficado no papel, como borras de café ou restos de comidas. Se conseguir separar cada tipo de papel facilita muito, como por exemplo papelão, jornal ou folhas de caderno. Organizando uma única vez a princípio pode dar trabalho mas facilita futuramente nos afazeres domésticos ou a organização dentro de empresas e estabelecimentos.
Importante manter esse material em um lugar limpo sem o perigo de tomar chuvas, é imprescindível que o material esteja íntegro para a coleta seletiva.
Fonte: Freepik
Uma dica:
No site da ecycle https://www.ecycle.com.br/ é possível buscar o tipo de material que deseja ser descartado e onde descartar. Inclusive por lá você consegue saber se o tipo de material a ser descartado realmente é reciclável.
Fonte: Site da ecycle
Coleta seletiva
Segundo informações da Ass. Bras. de limpezas Pública e Resíduos especiais, o Brasil recicla somente 4% e 96% dos resíduos descartados não são reaproveitados. Isso vai muito além do querer reciclar ou não, tem a ver com as políticas públicas, muitas cidades não tem o sistema de coletas seletivas e não existe um programa eficaz para medir novos avanços e números sobre a coleta.
Procure conhecer se no seu bairro existe essa coleta e os horários de retirada, para melhor organização e planejamento. Pelo site da ReciclaSampa você consegue ter essas informações: https://www.reciclasampa.com.br/artigo/saiba-como-funciona-a-coleta-seletiva-em-sp?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwkuqvBhAQEiwA65XxQPck-HryFJ1LQzjT1W5T6lxjCXj9TqInqjO-hKpKydlup5VveE6GjhoCtygQAvD_BwE
Fonte: Site ReciclaSampa
Caso você more em condomínio e não tenha a coleta seletiva, é possível solicitar. O instituto Grupo Muda realiza esse tipo de trabalho, com mais de 14 anos, o Instituto Muda destinou mais de 50 mil toneladas de recicláveis, gerando uma renda mensal de R$25.000,00 para mais de 900 famílias.
Fale com seu síndico ou responsável, converse com seus condôminos. Saiba mais em: https://grupomuda.com/
Fonte: Site Grupo Muda
Quais Papéis podem ser reciclados:
Papelão;
Embalagens de Leite Longa-Vida;
Papel Kraft;
Papel sulfite EcoQuality;
Livros;
Revistas;
Jornais;
Cadernos;
Cartolinas;
Listas Telefônicas.
Quais Papéis não podem ser reciclados:
Papel carbono;
Celofane;
Adesivos;
Papel vegetal;
Papel fotográfico;
Papéis encerados ou plastificados;
Papel higiênico;
Papel toalha;
Lenços de papel;
Guardanapos;
Fotografias.
Utilize muito bem o seu papel
Compre papel reciclável e reciclado como o EcoQuality de bagaço de cana-de-açúcar que é um produto que não utiliza árvores em sua composição, imprima somente o necessário, reutilize o seu papel fazendo rascunhos, bloquinhos, artesanato ou forrando o chão para o seu Pet fazer suas necessidades.
Fonte: Blog Cicloorganico
Lembrando que de um modo geral o papel demora para se decompor na natureza cerca de 3 a 6 meses.
Por isso faça escolhas conscientes, procure saber sobre o produto que está comprando, de toda sua cadeia de produção e faça o descarte consciente começando dentro de casa.
Espero que tenha gostado
Equipe GCE Papéis